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20.8.10

Palhaço – O Anti-herói

“Quem morre por último é o herói, e o herói é o cabra que não teve tempo de correr”
Chico Anísio – Baiano e os Novos Caetanos

Rir para não chorar. Esse é o papel do “respeitável publico” na apresentação do palhaço. O bêbado, o burro, o louco; o palhaço é tudo o que as pessoas temem ser. Ele junta todos os antônimos de virtudes do ser humano em uma pessoa só. E quem não gosta de uma grande tragédia? Desde que não seja consigo... Partindo-se desse ponto, pode-se entender o por quê do êxtase dos romanos ao ver os gladiadores nos anfiteatros. Sim! Essas tragédias influenciaram a formação de espetáculos circenses.
O circo é um movimento. É a forma popular de resgate e entrega da poética de emocionar sem complicar. É linguagem oral e corporal, passada “de causo em causo”, geração em geração. São pessoas que não têm endereço certo e têm como único propósito a indução de sensações.
Clown é uma palavra inglesa, cuja origem remonta ao século XVI, derivada de cloyne, cloine, clowne. Sua matriz etimológica reporta a colonus e clod, cujo sentido aproximado seria homem rústico, do campo. Clod, ou clown, tinha também o sentido de lout, homem desajeitado, grosseiro, e de boor, camponês, rústico. Na pantomima inglesa o termo clown designava o cômico principal e tinha as funções de um serviçal. No universo circense o clown é o artista cômico que participa de cenas curtas e explora uma característica de excêntrica tolice em suas ações. Até meados do século XIX, no circo, o clown tinha uma participação exclusivamente parodística das atrações circenses e o termo, então, designava todos os artistas que se dedicavam à satirização do próprio circo. (Bourgy, 1999. p.17-23)
São inúmeras apresentações: trapezistas, malabaristas, equilibristas, ilusionistas; todas bonitas e admiráveis. O palhaço aparece de outra forma; é o único que desperta gargalhadas, mas também melancolia. A grossa maquiagem e a volumosa peruca que deformam o rosto como uma anomalia denunciam o sujeito como indicador da imbecilidade humana.
Augusto é o tipo de palhaço mais explorado no Brasil. Existem várias versões para o surgimento do nome. O termo augusto tem sua raiz em língua alemã. August, em dialeto berlinense, designava que as pessoas se encontravam em situação ridícula, ou ainda aquelas que se faziam de ridículas . O palhaço tem como marca característica o nariz avermelhado. Uma das versões do surgimento do nome conta que o ator teria bebido gim demais e, ao entrar no picadeiro, teria tropeçado e caído de cara no chão, resultando num nariz vermelho e inchado.
No Augusto tudo é demasiado. A roupa é larga, os calçados são imensos, a maquiagem é exagerada e enfatiza rigidamente a boca, o nariz e os olhos. É o fruto direto da sociedade industrial e de suas contradições. Surgiu em momento de grandes complicações históricas como a Revolução Industrial, que substituiu a força animal pela mecânica. Com isso, o campesino europeu assumira a condição de proletário na nova ordem social e econômica urbana. Augusto se impôs como estilização da miséria em meio àquele ambiente social decadente.

E o augusto é justamente o tipo marginal, não somente pelo seu aspecto exterior, mas sobretudo pela inaptidão generalizada em acompanhar as coisas mais simples - fracasso simbolizado pelo tropeço de sua entrada na pista. Prodígio de ineficácia que naturalmente suscita o riso em um universo ultra-racional voltado à eficácia. (Auguet, 1982, p.154-5)

Nos EUA, os palhaços passaram por uma transformação parecida. Resultante da Guerra de Secessão, que deixou milhares de vítimas maltrapilhas vagando pelas ruas. Daí surgiu o augusto tramp, ou vagabundo, figura rústica e marginalizada. Cabe a ele, portanto, a tarefa de ridicularizar as estruturas sócias e familiares, as autoridades, hierarquias e ordens diversas em uma espécie de compensação revigoradora da submissão, de amenização das dores e dos constrangimentos, enfim, um momento de suspensão da alienação dominante. É um ‘toma lá da cá’ frente à repressão do capitalismo. É a voz da antiordem e do caos, compensatória da ordem, sem a qual no haveria razão de existência.

“Os palhaços sempre falam da mesma coisa, eles falam de fome: fome de comida, fome de sexo, mas também fome de dignidade, fome de identidade, fome de poder.(...)”
Dario Fo (1982, p.83)

Não é homem nem bicho. Criado ao oposto da imagem dos grandes heróis ‘enlatados’: o fraco, o feio, medroso, pobre, desajeitado, covarde, tonto, mulherengo; o palhaço sempre obtém aprovação de jovens e adultos por conta de seu carisma. Para ser palhaço é necessária coragem para encarar de frente a realidade humana de forma crítica e concisa para conseguir transparecer exageradamente os problemas que cercam a realidade humana. Ele lança a questão. Cabe ao público entender o simples recado. Simples como poesia.

“O filho tinha vergonha do pai, por que o pai era palhaço de um circo sem futuro. O filho se formou em Direito e seguiu outro caminho. Um dia o filho visitou o pai, que já estava no leito de morte. Ele era uma pessoa muito amargurada. Então ele tirou o paletó, a gravata, se acocorou, pegou a mão do pai e disse: “Pai, me ensina a ser palhaço?”. E o pai respondeu: “Isso não se ensina seu bosta!”“.
Declamado nos shows do Cordel do Fogo encantado



Bibliografia


PIMENTA, Daniele, Antenor Pimenta - Circo e poesia, 1a edição, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo 2005.

BOLOGNESI, Mario Fernando, Palhaços, ed UNESP, São Paulo 2003.

BERGSON, H. O riso:ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1980.

Circo, Tradição e arte. Rio de janeiro, Funarte, 1987.

Sites:
http://www.pindoramacircus.arq.br/primeira.htm
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/circo.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anti-her%C3%B3i
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/07/258466.shtml


Por Susanna Aune

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