Pesquise mais sobre arte na web!

19.8.10

Catedral Rosa

"Catedral Rosa" foi uma intervenção idealizada por Fábio Baroli e Susanna Aune. Realizada com a colaboração de um grupo de pessoas, o trabalho se constituiu ao modificar a iluminação da Catedral de Brasília através de interferências nos refletores do monumento em 28 de junho de 2006, dia do orgulho gay.

A intervenção prezou pela conservação do patrimônio, não danificando sua estrutura física. Contudo, de maneira sutil e poética, buscou questionar paradigmas histórico-sociais apontando a igreja como a grande ditadora de nortes morais e artístico-culturais em que a assepsia do branco é um gene dominante na estética modernista de Oscar Niemeyer.

Ainda em 2006, o trabalho foi convidado a participar do "multipliCIDADE", evento organizado pelo Coletivo Entretantos que promove ações e intervenções urbanas na ilha de Vitória, em Espírito Santo. Em 2010, no ano do cinquentenário da capital do país, foi homenageado pela curadora Renata Azambuja na exposição "arquivo Brasília: cidade imaginário"; e através em uma enquete popular lançada pelo Jornal Correio Braziliense, "Catedral Rosa" foi eleita a obra mais significativa dos 50 anos que marcaram a história de Brasília.


_____________________________________________

Idealização e Realização: Fábio Baroli e Susanna Aune | Colaboração: Bebel, Bel, Camila Soato, Eduardo Alves, Élisson Prado, Heber, Márcio Mota, Raquel Nava e Stanley Altoé | Filmagem local: João Angelini | Filmagem panorâmica: Luciana Paiva e Matias Monteiro | Fotografia: Wanderson França | Edição: André Valente e Fábio Baroli

Nenhum comentário:

Postar um comentário